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Notícias do Fluminense

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Jornal gratuito e de qualidade!

Você conhece algum jornal distribuido de "segunda a sexta", "gratuito", de "qualidade", com "conteúdo variado" e "notícias a nível internacional"?! A maioria dos jornais gratuitos que eu conheço possuem somente notícias locais ou, em alguns casos especiais, seus colunistas debatem sobre acontecimentos marcantes. Mas hoje você conhecerá um novo jornal gratuito e que, segundo o próprio site do jornal, possui 2 milhões de leitores diários em 21 países da Europa, Ásia e Américas: O “METRO”.

A MISSÃO DO METRO

No cotidiano cada vez mais acelerado das grandes cidades, quem tem tempo de ler um jornalão tradicional? E para nós, que vivemos conectados em rede, qual o sentido de pagar para receber informação?
A melhor resposta a essas perguntas foi dada em 1995 por uma empresa sueca que criou a primeira edição do Metro. Um jornal para ser lido rapidamente, com alta qualidade gráfica e jornalística e que, de quebra, era entregue gratuitamente, logo de manhã, na rede de transportes de Estocolmo.
A fórmula era perfeita para um público jovem e qualificado, que não tinha o hábito de ler diariamente os jornais tradicionais. Os mesmos jovens que começaram a se ligar na tripla revolução que sacudiu os anos 90 com a popularização da tv a cabo, da telefonia celular e da internet.
Em pouco tempo o Metro começou a se espalhar pela Europa. Depois pelo resto do mundo. E enquanto os jornais tradicionais mergulhavam na pior crise de sua história, o tablóide gratuito remava contra a corrente, transformando-se num dos mais revolucionários fenômenos de mídia deste início do século 21.
Como toda boa idéia, a receita do Metro é simples. Começa com um bem elaborado resumo das principais notícias locais, nacionais, internacionais. A esses assuntos que também recheiam os noticiários da televisão, rádio, jornais e internet, os editores do Metro adicionam histórias de interesse direto de seus leitores, que não aparecem na mídia tradicional. Com 500 jornalistas espalhados por 21 países, o Metro oferece uma grande rede de correspondentes nas principais cidades do mundo. Mais do que notícias, eles vão trazer informações únicas. Enquanto o Metro Milão vai nos manter em dia do o mundo da moda, por exemplo, o Metro Helsinki vai antecipar as próximas tendências da telefonia celular. Mas apesar de pensar globalmente, o Metro age aqui e agora. Ele é um jornal local, um veículo da cidadania. Sua missão aqui em São Paulo como no resto do mundo, é ajudar cada um de nós a viver melhor em nossas cidades.

METRO INTERNACIONAL

O primeiro jornal gratuito que se tem notícia é o “Contra Costa Times”, lançado na Califórnia (EUA) em 1947. Mas foi somente depois do lançamento do Metro, em 1995, em Estocolmo, na Suécia, que esses jornais abriram um novo capítulo na história da imprensa. A publicação trouxe para os gratuitos um padrão de qualidade antes encontrado apenas em jornais pagos. Inovador na forma e no conteúdo, o Metro utilizou ferramentas de design gráfico para proporcionar uma leitura rápida e com diversos níveis de profundidade.
Para completar, o jornal inovou também na distribuição, buscando seus leitores nas ruas e estações do metrô. A concretização do sonho da conquista mundial veio em 1997, com o lançamento da primeira edição internacional em Praga, na República Tcheca. Daí em diante, a cada ano, o jornal conquistou mais e mais cidades em diversos países europeus.
Em 2000 o Metro ultrapassou os limites da Europa, e além de Grécia e Itália ganhou edições no Chile, EUA e Canadá. Em 2002 chegou à Ásia com as edições em Hong Kong e Seul. Somente em 2005 foram lançadas 19 novas edições. Em 2006 surgiram outras 7 edições do jornal. Neste ano de 2007 já ganharam as ruas edições do Metro nas cidades de Calgary e Edmonton, ambas no Canadá. Atualmente com 84 edições diárias em 20 idiomas, o Metro está presente nos continentes Europeu, Asiático e Americano (Norte e Sul) atingindo mais de 22 milhões de leitores por dia. Na próxima segunda-feira o maior jornal internacional do mundo chega ao Brasil.

Por enquanto, o jornal só é distribuido de forma impressa no estado de São Paulo, mas você pode acessar o site e baixar o jornal gratuitamente em formato PDF no endereço: http://www.publimetro.com.br/

"O texto acima foi copiado do próprio site do jornal apenas com o intuito de divulgação"

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