Pages

Notícias do Fluminense

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Museu da Taquara

(extraído do site da Câmara Municipal de Duque de Caxias)



Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do município e do Exército, nasceu na Fazenda São Paulo, hoje Taquara, 3º distrito. O local foi ocupado no início do século passado e as terras pertenciam ao coronel Luiz Alves de Freitas Belo, avô materno do futuro Duque de Caxias.
Construída no alto do morro, para evitar as constantes enchentes, a sede da fazenda dava frente para o caminho da Taquara. Este local fazia a ligação de duas importantes vilas portuárias: Pilar e Estrela.
Edificada em um só pavimento, o casarão branco tinha uma ampla varanda com janelas azuis. Na paisagem grandiosa, uma capela se destacava. A sua imponência podia ser contemplada à distância, uma vez que a construção foi feita em um chapadão. A palmeira imperial, devidamente alinhada, dava o toque de requinte ao estilo da época.
Muitos cavaleiros transitavam pelo local, assim como tropas de burros carregados, que faziam o trajeto rumo à sede da província ou para o interior do país. Brasileiros e estrangeiros eram acolhidos na fazenda para descansar da desgastante viagem.
Na Fazenda São Paulo, bem como nas demais, cultivava-se milho, cana-de-açúcar, mandioca, feijão, frutas, legumes e café. A caça também era uma atividade regular na região. Pacas e capivaras enriqueciam as refeições.
Administrado pela Secretaria de Cultura desde 1994, o antigo casarão virou Museu Municipal da Taquara. O espaço guarda pouco da memória de Luiz Alves de Lima e Silva. Peças de valor perderam-se ao longo dos anos. Hoje, a população encontra apenas fragmentos de uma história, como retratos do Duque de Caxias, foto da Capela e da Fazenda São Bento, além de uma poltrona e um busto do militar.
Com a finalidade de atrair a população, a Secretaria de Cultura promove varias atividades para o grupo da terceira idade e para jovens no museu. São realizados exercícios físicos ao ar livre, cursos de teatro e capoeira, integrando as duas gerações.



Parque Ambiental da Taquara


O nosso observatório registrou o encontro (09/06) no Parque Ambiental da Taquara por ocasião do lançamento da ONG OPESOAL - Organização de Projetos em Educação Sócio-Ambiental. Marcaram presença dentre outros: Antonio Bitencourt (Diretor Presidente da Principal FM); Dauá (Contador de Histórias e Radialista); Carlito do Sal (Responsável pela Coluna Dicas e Fatos do Samba, no Campinarte); Jorge Paulino (Proprietário da Casa da Piscina) e Tuninho da Farmácia (Proprietário da Drogaria Gaspari).

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pLDLL0Y3vFc


Dauá, Jorge Paulino, Tuninho da Farmácia, Antonio Bitencourt, Carlito do Sal

Jorge Paulino


Dauá, Antonio Bitencourt, Carlito do Sal

Antonio Bitencourt, Carlito do Sal


Dauá

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE NOVA CAMPINAS

Av. A - Q. 86 - L. 06 - Terceiro Distrito de D. de Caxias - RJ / CNPJ 80.195.804-0001/54

CLIQUE AQUI E MANDE A SUA MENSAGEM, RECLAMAÇÃO E OU SUGESTÃO


PRESIDENTE / MILTON G. DOS REIS

Associação de Moradores e Nova Campinas


Como atuar em uma Associação de Moradores


A associação de moradores é uma ferramenta que o povo tem a seu favor. É um espaço de luta a serviço do bem comum do bairro e da cidade. Saiba qual é o papel dela e participe da melhoria da sua região.

Passo a passo

1. Reivindique seus direitos como cidadão através da associação de moradores. Saiba que a associação pode ser de uma rua, quarteirão, bairro, distrito, etc;

2. Reúna, convoque, una as forças e organize a população para exigir os seus direitos através da Associação.

3. Use associação como:

- um instrumento de solidariedade entre os moradores; - um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida; - uma das ferramentas do povo organizado que toma consciência de sua dignidade como ser humano; - uma maneira de organizar as lutas e mobilizar os moradores para enfrentar os problemas concretos que surgem da necessidade do povo; - um espaço privilegiado que faz crescer a consciência da classe oprimida, que deseja construir uma sociedade igualitária e justa, onde se possa realmente exercer a cidadania.

4. Defina, junto com outros moradores, as necessidades mais prioritárias para a região: transporte, água, ônibus, coleta de lixo, posto de saúde, luz, etc. As prioridades e lutas devem ser determinadas em discussão democrática e em assembléia com os moradores.

5. Exija das autoridades a satisfação das necessidades discutidas e acordadas. A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir e reivindicar junto ao poder público e órgãos competentes os direitos do povo que paga seus impostos.

Atenção!!!

Ao reivindicar seus direitos, os moradores não estão pedindo nenhum favor a nenhuma autoridade.

Fonte: http://campinartedfatos.250free.com/nova_pagina_1.htm

Eleito por unanimidade o Vereador Dalmar Lirio Mazinho de Almeida Filho. Para Presidente da Câmara Municipal para a 16ª Legislatura do biênio 2009/2010. Composição da mesa diretora: 1º Vice-presidente o Vereador Ademir Martins, 2º Vice-presidente a Vereadora Juliana do Táxi, 1º Secretário o Vereador Moacyr da Ambulância e 2º Secretário a Vereadora Leide. O Sr. Laurency Villar é o novo Diretor Geral.


Fonte: Camara Municipal de Duque de Caxias

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009




Goleiro

FERNANDO ALVES DA SILVA - Fernando
Nascimento: 19/05/1983
Altura: 1,84 m
Peso: 80 kg
Historico: FLUMINENSE, DUQUE DE CAXIAS
DOUGLAS VIEIRA PINTO - Douglas
Nascimento: 02/01/1980
Altura: 1,84 m
Peso: 77 kg
Historico: Bangu, América, Foz do Iguaçu-PR, Democrata GV-MG, Portuguesa-RJ
JONI EDUARDO VIEIRA RIBEIRO- Joni
Nascimento: 08/04/1986
Natural de: Mesquita-RJ
Altura: 1,83m
Peso: 73Kg
Historico: Artsul-RJ


Zagueiro

FLÁVIO DE LIRA TINOCO - Tinoco
Nascimento: 10/05/1982
Altura: 1,84 m
Peso: 78 kg
Historico: FLUMINENSE, AMÉRICA, DUQUE DE CAXIAS
EDMILSON MACHADO DOS SANTOS- Edmilson
Nascimento: 09/09/1986
Natural de: Nova Iguaçu-RJ
Altura: 1,93m
Peso: 81Kg
Historico: Artsul-RJ


Lateral Esquerdo

ALAN FERNANDES VASCONCELOS - Alan
Nascimento: 22/02/1979
Altura: 1,70 m
Peso: 63 kg
Historico: PORTUGUESA, AMÉRICA, NOVA IGUAÇU, DUQUE DE CAXIAS
DOUGLAS DAVID FERNANDES - Douglas
Nascimento: 13/12/1983
Altura: 1,78 m
Peso: 72 kg
Historico: MÚRCIA (ESPANHA)


Volante

CLÉBER ARAÚJO NASCIMENTO - Cléber
Nascimento: 20/04/1980
Altura: 1,82 m
Peso: 78 kg
Historico: BOTAFOGO, AMÉRICA, DUQUE DE CAXIAS
LEANDRO TEIXEIRA DANTAS - Leandro
Nascimento: 17/08/1987
Altura: 1,84 m
Peso: 77 kg
Historico: AMÉRICA, VEGALTA (JAPÃO)
Marcelo Cardoso
Nascimento: 05/05/1972
Altura: 1,75 m
Peso: 67 kg
Historico: FLUMINENSE, AMÉRICA, BOA VISTA, PORTUGUESA, DUQUE DE CAXIAS
WELIANDER SILVA NASCIMENTO - Silva
Nascimento: 06/08/1984
Altura: 1,78 m
Peso: 75 kg
Historico: VASCO, DUQUE DE CAXIAS


Meia

GEOVANI MONTEIRO DE SOUZA PINHEIRO - Geovani
Nascimento: 20/09/1982
Altura: 1,77 m
Peso: 70 kg
Historico: VASCO, CABOFRIENSE, CRUZEIRO, DUQUE DE CAXIAS
PAULO ROBERTO VALOURA JÚNIOR - Juninho
Nascimento: 20/03/1986
Altura: 1,72 m
Peso: 65 kg
Historico: AMÉRICA, DUQUE DE CAXIAS
RENATO MOURA BASTOS - Renatinho
Nascimento: 15/03/1973
Altura: 1,73 m
Peso: 68 kg
Historico: BANGU, AMÉRICA, PORTUGUESA, DUQUE DE CAXIAS


Atacante

FLÁVIO EDUARDO GOMES DE SOUZA - Dudu
Nascimento: 24/06/1979
Altura: 1,77 m
Peso: 67 kg
Historico: DUQUECAXIENSE, DUQUE DE CAXIAS
FABRÍCIO CORREIA TEIXEIRA DA SILVA- Fabrício
Nascimento: 16/07/1982
Natural de: Nova Iguaçu-RJ
Altura: 1,84m
Peso: 83Kg
Historico: Deportivo Anzoátegui (VEN) e Angra dos Reis-RJ
LEIDMAR OLIVEIRA SANTOS- Batata
Nascimento: 12/01/1987
Natural de: Serra-ES
Altura: 1,70m
Peso: 70Kg



Duque de Caxias, o Patrono
25 de agosto



Os atos de bravura e suas estratégias de guerra, em defesa da pátria, fizeram de Luis Alves de Lima e Silva o militar, mais condecorado da história e o único a receber o título de Duque no Brasil. Lima e Silva nasceu no dia 25 de agosto de 1803, na Fazenda São Paulo, arraial de Porto da Estrela (hoje Taquara, Duque de Caxias). As suas vitórias foram consagradoras e sua ascensão meteórica. Aos cinco anos de idade já era cadete de 1º classe, figurando no 1º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro.


Em defesa da nação, ele atuou tanto internamente quanto externamente. Abafou os rebeldes na Guerra da Independência, na Bahia, lutou contra os argentinos, na Guerra da Cisplatina, e pôs fim ao mais longo e sangrento combate do Brasil: a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, que durou 10 anos. Mas foi a sua luta na Balaiada, no sertão maranhense, que o militar recebeu a sua maior condecoração.


Após pacificar a Vila de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva recebeu uma tríplice coroação: foi homenageado publicamente pelo governo e pelo povo ,promovido a brigadeiro e agraciado com o título de barão de Caxias, com o qual seria conhecido, sendo o mais precioso símbolo de virtudes militares. O título de Barão de Caxias significa: disciplina, administração, vitória, justiça, igualdade e glória.


Dentro do continente travou três batalhas. Uma contra o ditador Rosas, na Argentina, e outra com Oribe, em Montevidéu. Caxias derrotou ambos. Mas a grande batalha de Luis Alves de Lima e Silva foi na Guerra do Paraguai. Francisco Solano Lopes ataca o Brasil e dá início ao confronto que ficou conhecido como Guerra da Tríplice Aliança (união do Brasil, Argentina e Uruguai, contra o inimigo).


Sob o comando argentino, a primeira batalha é vencida pelos paraguaios. Com Caxias à frente da operação, a guerra ganha outros rumos. Lima e Silva organiza a tropa, introduz técnicas de observações com balões - inédita na América do Sul -, e sabendo a posição inimiga ataca o oponente. Vence o confronto de Curupaiti, Humaitá, Itororó e Avaí e sai consagrado do embate.


Duque de Caxias veio a falecer no dia 7 de maio de 1880, no Rio de Janeiro, e seu nome é consagrado até hoje pela sua disciplina, patriotismo e dedicação à nação. Seus restos mortais se encontram no Panteon a Caxias, em frente ao Ministério do Exército. Desde o dia 25 de agosto de 1923, são realizados festejos do Dia do Soldado e do Exército Brasileiro, mas só através do Decreto Federal de 13 de março de 1962, que se imortalizou o nome do invicto Duque de Caxias como Patrono do Exército.



Busto do Duque de Caxias
na Praça do Pacificador

Desfile no dia 7 de setembro
de 1967, no Centro

Militares prestigiam
evento na cidade



Em 31 de dezembro de 1943, através do Decreto-Lei nº 1.055, a cidade é emancipada não fazendo mais parte de Nova Iguaçu. Desde a década de 40, o município promove festejos em homenagem ao seu patrono, com desfiles estudantis e militares, exposição bélica, solenidade na Fazenda São Paulo, local onde ele nasceu, e a entrega do Título de Cidadão Duque caxiense, a maior honraria da Câmara Municipal de Duque de Caxias.

Através da deliberação nº 1.543, de 16 de abril de 1970, o dia 25 de agosto é consagrado como ponto facultativo nas repartições municipais, caso a data coincida com dias úteis.

Dados da Pesquisa do site do Lancenet.com, revelam na opnião do internauta, quem melhor contratou neste início de temporada.

Qual clube fez as melhores contratações nesta virada de ano?

Atlético-MG 619 votos - 1,06%
Botafogo 995 votos - 1,7%
Corinthians 17001 votos - 29,11%
Cruzeiro 6511 votos - 11,15%
Flamengo 1297 votos - 2,22%
Fluminense 5869 votos - 10,05%
Grêmio 1459 votos - 2,5%
Internacional 761 votos - 1,3%
Palmeiras 3293 votos - 5,64%
Santos 2284 votos - 3,91%
São Paulo 16753 votos - 28,69%
Vasco 1556 votos - 2,66%
Total:
58398 votos

PESQUISA NO BLOG

Google