Pages

Notícias do Fluminense

Robô 'mula-sem-cabeça' vai reforçar exército dos EUA

quinta-feira, 20 de março de 2008

Postado por: Márcio Barroso
Colaboração: Leamartine Pinheiro de Souza

BigDog valeu contrato de US$ 10 milhões de empresa de robótica com o Pentágono.
Robô é capaz de levar até 150 kg de carga em qualquer terreno.

Foto: Divulgação
Divulgação
A 'mula-sem-cabeça' do exército em ação: balança, mas não cai (Foto: Divulgação)

Os soldados americanos poderão, no futuro, contar com a ajuda de um ser que parece ter saído do folclore brasileiro direto para a prancheta dos engenheiros contratados pelo Pentágono: o BigDog, um projeto em desenvolvimento pela BostonDynamics, é uma espécie de "mula-sem-cabeça" de carga.

Veja o vídeo do BigDog em ação

Capaz de carregar 150 quilos, o BigDog foi encomendado pelo exército americano para operar em qualquer terreno. Em locais onde é necessário escalar, rodas e esteiras não têm como competir com a operação de alavanca "natural" das pernas.

Por isso, o BigDog é programado para agir praticamente como um quadrúpede natural: ele se equilibra até mesmo quando é traído pelo solo ou encontra algum obstáculo que tenta derrubá-lo. No vídeo, é possível ver o BigDog sendo "abusado" durante os testes: ele balança ao levar um chute, mas não cai. Quando o chão está cheio de gelo escorregadio, o robô sofre como um iniciante em patinação, mas mantém a carga em segurança.

O controle é feito por um computador ligado a sensores de ambiente, giroscópios e medidores de força e impacto. O robô sabe exatamente quanta força deve colocar em cada "junta" para atingir o movimento perfeito.

O desenvolvimento do BigDog rendeu à empresa um contrato de US$ 10 milhões com a secretaria de defesa dos EUA. Não há, no entanto, previsão de quando a "mula-sem-cabeça" vai passar a acompanhar os soldados americanos em confronto.

Leia mais notícias de Tecnologia

Conversor Usb

Postado por: Márcio Barroso
Colaboração:Leamartine_Pinheiro_de_Souza





Tecnologia

Postado por: Márcio Barroso

IBM apresenta componente que permite troca de informações por luz em chip multicore

IBM apresenta componente que permite troca de informações por luz em chip multicore

[Imagem: IBM]


Em dezembro do ano passado, a IBM apresentou um modulador eletro-óptico que colocou a comunicação por luz no interior dos chips mais próxima da realidade (veja Troca de informações por luz permitirá supercomputadores em um único chip).

Comunicação óptica on-chip

Agora, em um mais avanço na mesma linha de pesquisas, a empresa anunciou ter construído mais um componente essencial para permitir a construção de interconexões ópticas no interior de um chip. Trata-se do elemento que vem logo depois do modulador anunciado no ano passado.

As interconexões ópticas são uma das áreas "quentes" da pesquisa em eletrônica porque elas deverão permitir a construção dos chips multicore - microprocessadores com múltiplos núcleos, a atual tendência da indústria - capazes de levar ao limite as possibilidades de processamento paralelo dessa tecnologia.

Chave óptica de banda larga

Depois que os sinais elétricos são convertidos em pulsos de luz - o trabalho do modulador noticiado em dezembro último - é necessário direcionar o tráfego desses pulsos de luz dentro da rede de interconexões, garantindo que as mensagens ópticas de um núcleo do processador possam chegar com eficiência aos demais núcleos. Foi esta chave óptica de banda larga que a empresa apresentou ontem.

A chave já nasce com a vantagem da enorme miniaturização, cada uma medindo 0,5 micrômetro de lado - 2.000 delas colocadas juntas ocupam uma área de um milímetro quadrado. Meio micrômetro equivale a 500 nanômetros, o que coloca a chave pouco acima do limite da dimensão que se classifica como nanotecnologia, que é de 100 nanômetros.

1 Tb/s

A segunda vantagem da chava óptica é sua capacidade de guiar uma quantidades enorme de dados graças à utilização de vários comprimentos de onda, ou cores de luz. Cada comprimento de onda pode transportar até 40 Gigabits por segundo, totalizando mais de um Terabit por segundo para cada chave.

Os primeiros testes mostraram que a chave óptica funciona normalmente no ambiente pouco amigável do interior de um chip, sujeito a grandes variações de temperatura.

"Este novo desenvolvimento é um acréscimo crítico na busca de se construir uma rede óptica on-chip," disse o cientista Yurii Vlasov em comunicado da empresa. "Em vista de todo o progresso que este campo tem visto nos últimos poucos anos, parece que nossa visão para redes ópticas on-chip está se tornando mais e mais realística."

Bibliografia:
High-throughput silicon nanophotonic wavelength-insensitive switch for on-chip optical networks
Yurii Vlasov, William M. J. Green, Fengnian Xia
Nature Photonics
16 March 2008
Vol.: Online in advance of print
DOI: 10.1038/nphoton.2008.31

Links desta notícia

IBM

Nature Photonics

Washington brilha e Flu vence o Libertad

Postado por: Márcio Barroso

Com dois gols do artilheiro, Tricolor assume a liderança do Grupo 8

Washington fez dois e garante vitória tricolor em Assunção

Washington fez dois e garante vitória tricolor em Assunção (Crédito: Cleber Mendes)

Na base da raça e com dois gols de Washington, o Fluminense bateu o Libertad nesta quarta-feira por 2 a 1, de virada, em pleno Defensores Del Chaco. Com o resultado, o Tricolor soma sete pontos e é o líder do Grupo 8 no critério de desempate.

Com a bola rolando, o time do Fluminense tentou surpreender o Libertad logo no início do jogo. Com o trio de canhotos formado por Junior Cesar, Conca e Thiago Neves, o Tricolor chegava pela esquerda e, com bolas alçadas, deixava a zaga adversária inquieta.

O Tricolor também levou perigo ao gol de González com chutes de fora da área, tanto que Thiago Neves e Conca, em lances muito parecidos, quase abriram o placar com o pé esquerdo.

Mas tantos lances ofensivos acabaram acordando o time da casa. Em contra-ataques, o Libertad passou a impor o seu futebol e pressionar o Fluminense, que batia a cabeça no setor defensivo. E por falar em cabeça, o castigo do Tricolor não demorou. Aos 29 minutos, Samudio aproveitou cobrança de escanteio para abrir o placar.

O time do técnico Renato Gaúcho, porém, não sentiu o golpe e saiu para o jogo. Se com o pé a bola não queria entrar, Washington, com muito oportunismo, cabeceou para deixar tudo igual aos 40 minutos. O Coração Valente aproveitou belo cruzamento de Gabriel, que havia tabelado com Conca e entrado sozinho na área pela direita.

E o Fluminense voltou para a etapa final determinado a virar o placar. Com bastante disposição, acabou sendo recompensado logo aos cinco minutos. Em novo cruzamento pela direita, dessa vez um escanteio cobrado por Conca, Washington, sempre ele, aproveitou o gol aberto e a falha da zaga adversária para fazer o seu segundo da noite. Único atacante de ofício do Tricolor em campo, o camisa 9 dava conta do recado.

Mais aplicado taticamente, o visitante dificultava as investidas do adversário, mas caiu no erro de recuar. Atuando com, praticamente, o time inteiro no ataque, o Libertad passou a comandar as principais jogadas ofensivas da partida e o Fluminense não conseguia mais trocar três passes no seu meio-de-campo. Porém, soube segurar o resultado.

O Fluminense recebe o mesmo time do Libertad no próximo 2 de abril em situação muito confortável.

FICHA TÉCNICA:
LIBERTAD 1 X 2 FLUMINENSE

Estádio: Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
Data/hora: 19/03/2008 - 19h30min (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG)

Público: 1.321 pagantes
Cartões amarelos: Balbuena, Robles (LIB); Gabriel, Conca (FLU)
GOLS: Samudio, 29'/1ºT (1-0); Washington, 40'/1ºT (1-1); Washington, 5'/2ºT (1-2)

LIBERTAD: González; Balbuena (Marín, 9'/2ºT), Benítez, Sarabia e Cardozo; Pouso, Aquino, Robles e Martínez; Samudio (Gamarra, 22'/2ºT) e Olivera (Cuevas, 16'/2ºT). Técnico: Rubén Israel.

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar (Roger, 34'/2ºT); Ygor, Arouca (Maurício, 22'/2ºT), Conca e Thiago Neves (Tartá, 29'/2ºT); Cícero e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Lancenet

Leandro Amaral é liberado pra jogar pelo Flu

Leandro Amaral é liberado pra jogar pelo Flu, assista ao vídeo clicando abaixo:

Assista ao Vídeo

Renato: 'Gustavo Nery é de confiança e continua'

Satisfeito com a vitória de virada por 2 a 1 do Fluminense sobre o Libertad, do Paraguai, nesta quarta-feira, Renato Gaúcho esclareceu a notícia sobre uma possível rescisão de contrato do lateral-esquerdo Gustavo Nery. Segundo o treinador, o jogador continua no Fluminense, pois é de sua confiança e o que surgir de diferente é pura especulação.

- Isso é uma mentira. Eu não sei de onde surgiu esse boato. Gustavo Nery é um jogador de confiança e ele pode ficar muito tranqüilo, pois vai continuar aqui no Fluminense. Estou colocando uma pedra e encerrando o assunto - disse.

Renato Gaúcho aproveitou para falar sobre a volta de um dos seus principais reforços nesta temporada. Sem poupar elogios ao jogador, o treinador não cansou de parabenizar Leandro Amaral pelo esforço fora de campo.

- Quero dar parabéns ao jogador e a seu advogado. É difícil ficar tanto tempo sem poder exercer sua profissão. Ele está de parabéns. Agora ele é jogador do Fluminense novamente e, se puder, vai jogar no domingo - adiantou.

Os 10 melhores sites de curso à distância


Como o tempo anda curto e a tecnologia veio para encurtar as distâncias, elaborei essa lista com as principais e idôneas entidades de educação do País. Vale a pena conferir, até mesmo para um futuro.


1º. Cursos de pós-graduação a distância do SENAC
2º. UnisulVirtual
3º. Fundação Getúlio Vargas (FGV)
4º. EBRAE
5º. INED
6º. ESAB
7º. FTC
8º. Portal Educação
9º. Conexão Médica
10º. Multi RHO

FONTE: Lista 10

A lista de exigências das celebridades

O jornal inglês “Daily Mail” recentemente divulgou uma lista de famosos que são conhecidos por suas longas listas de exigências antes de pisarem em um palco. James Brown , por exemplo, ficou marcado não somente por seus sucessos, mas também por exigir de sua produção duas garotas menores de 21 anos e um secador de cabelos na mesma lista de “vontades” para um de seus camarins.




Paul McCartney
é famoso em sua terra natal por exigir que o cardápio de seu camarim seja sempre vegetariano e que o ambiente seja enfeitado com 19 plantas com cerca de 1,8 metro de altura e quatro plantas de tamanho aproximado em 1,2 metro de altura.





Estranho? Mariah Carey pede dois purificadores de ar, uma caixa de canudinhos, serviço de chá para oito pessoas, mel da marca Honey Bear, espaço para seus cachorros e, acredite, uma pessoa responsável por tirar de sua vista os chicletes mascados que ela deposita em embalagens especiais.







Enquanto Mariah quer um ar livre de impurezas, Robbie Williams não se incomoda com fumaça e sempre faz questão de quatro cinzeiros e dois pacotes de cigarros à sua disposição. Drops de menta, uma mesa farta de frutas e chocolate. Ah! Ele também descreve em sua lista, papel higiênico macio.







Já os Rolling Stones gostam de diversão no palco e nos bastidores. Eles pedem uma mesa de bilhar, TVs com canais que mostrem jogos de críquete e muito molho para acompanhar as refeições.







A inglesinha Lily Allen também gosta de lazer em seu camarim. Mas no caso dela, o “brinquedinho” deve ser um cachorrinho de raça. Mas isso somente pra a noite de apresentação. Depois do show, o animal deve voltar para sua origem – seja ela qual for.





Marilyn Manson parece até um adolescente no quesito alimentação. O roqueiro gosta de salgadinhos Doritos, pipoca de microondas e uma garrafa de absinto. Tudo para ser degustado sob ar-condicionado na menor temperatura possível. Para completar sua lista, ele pede a presença de uma prostituta desdentada.

Gozação? Marilyn Manson pede prostituta desdentada.





De volta aos tempos de Frank Sinatra, a preocupação não era diversão, excentricidades ou cardápio. O galã gostava mesmo é de estar bem amparado em seu camarim para qualquer emergência. Ele sempre pediu que seus produtores escolhessem bons especialistas de ouvido, nariz e garganta para acompanha-lo em suas turnês.








David Hasselhoff gosta tanto de sua própria imagem que seu camarim deve ter uma imagem sua de tamanho natural em destaque.








No mundo pop, Britney Spears faz a linha Marilyn Manson ao pedir TV a cabo, linha de telefone, duas caixas do doce Pop Tarts, pirulitos, um sofá de 1,8 metro e carpete sem cheiro.







Janet Jackson
gosta de flores, mas elas devem ser rosas pretas. A decoração deve combinar com a chaise-longue que a cantora exige em seu camarim. Quanto aos serviçais, todos devem ser do sexo masculino.








Jennifer Lopez
prefere os ambientes claros. Tudo deve ser branco, das rosas às cortinas e sofás.








Beyoncé
aposta no patrocínio e só bebe refrigerante Pepsi e faz questão de ter muito gengibre para tratar de sua estridente voz. Diferente de Britney, a morena não gosta de doces em seu camarim.









Madonna
não senta no mesmo sanitário duas vezes. A rainha do pop exige que a cada ida ao banheiro seu assento seja trocado. Ela também lista 25 caixas de água da Cabala.







E por falar em bebida, James Blunt gosta mesmo é de álcool. Ele pede 120 garrafas da bebida, 12 garrafas de sidra da marca Magners, quatro garrafas de vodca, três de vinho branco e duas garrafas de champanhe.





Quando o assunto é toalha, Elton John e P. Diddy lideram a lista dos mais exigentes. O cantor inglês gosta de ter a mão 74 toalhas. Já P. Diddy não economiza e exige 204, sem contar as 20 barras de sabonete.


Fonte: Pravda

Os 10 tipos de estagiários mais odiados nas empresas



Um estágio pode significar a primeira etapa para o seu objetivo de carreira ou tornar-se uma experiência desastrosa. Depende de como você está preparado para lidar com o novo ambiente de trabalho e os colegas com quem irá dividir espaço.

Conheça os tipos de estagiários mais odiados nas empresas:


1. O ACOMODADO

"O estudante precisa entender que o estágio serve para ele aprender e o fato de estar nesta posição significa que ele deve demonstrar interesse por novos conhecimentos. Tem muito estudante que entra na empresa e pensa: "legal, agora que passei na seleção vou relaxar." Por causa disso, assume uma postura mais passiva do que deveria. O estudante não pode ser acomodado a ponto de achar que a empresa vai adivinhar as necessidades e as dificuldades dele. Se tem dúvida, pergunte, se não entendeu, esclareça. Uma postura passiva pode ser encarada como má-vontade e falta de iniciativa. Para quem pretende evoluir ou mesmo disputar uma efetivação, estará longe de alcançar seus objetivos."
Jô Furlan - especialista comportamental



2. O SALTO ALTO

"O primeiro ponto para quem ingressa no mercado de trabalho é entender que está na condição de aprendiz. Portanto, não cabe agir como se já fosse empregado há muito tempo e questionar paradigmas ou tratar as diretrizes da empresa como se estivessem obsoletas. O estagiário deve ouvir mais do que falar. Com o tempo e com mais experiência profissional é que irá adquirir a maturidade necessária para opinar e contestar determinados pontos de vista. Tem muito rebelde sem causa que traz isso para o ambiente de trabalho. O estagiário que reclama de todas as tarefas, não se enturma e ainda por cima é resistente às políticas da empresa tem menos chance de ser bem-sucedido em relação ao candidato que é humilde, gentil e cortês".
Reinaldo Passadori - especialista em Recursos Humanos e Comunicação Verbal



3. O BOCA SUJA

"Em casa ou com os amigos até cabe o uso de gírias ou expressões menos elaboradas, comuns ao dialeto da juventude. No ambiente de trabalho a coisa já muda de figura. A comunicação deve ser uma preocupação constante do jovem. É pela maneira com a qual ele se comunica que suas mensagens serão recebidas e decodificadas pelo outro. Por isso, é fundamental evitar gírias e palavras que denotem baixo nível intelectual. Além do jovem ser 'percebido' de uma maneira imatura por causa da maneira como fala, uma linguagem vulgar deve ser evitada, sobretudo, porque é nesta fase que ele deve se preocupar em evoluir. O estudante tem de ler muito para ampliar seu vocabulário e ter uma pronúncia melhor. Uma comunicação eficaz poderá demonstrar seu talento, potencial e suas habilidades."
Reinaldo Passadori - especialista em Recursos Humanos e Comunicação Verbal



4. O NECESSITADO

"Tem muito estudante que se preocupa mais com o quanto ganha do que com aquilo que realmente aprende no estágio. Sei que a condição do jovem brasileiro não é fácil e muito aluno depende do dinheiro para pagar os estudos. O estágio, porém, é a fase em que ele está livre para errar, fazer testes, se desiludir. É nessa hora que ele deve priorizar seu aprendizado. O valor da bolsa-auxílio, neste caso, pode ser até um revés. Se um estudante tem um bom salário para a condição de estagiário, mas desenvolve atividades pouco desafiadoras e, por vezes, até desestimulantes, ele compromete seu futuro. O jovem precisa evoluir. Ficar no estágio por causa do salário o transforma em um trabalhador braçal e não em um estudante que tem um futuro pela frente. O mercado de trabalho, por sua vez, é muito cruel nesse sentido. Se você passou pelo estágio e se prendeu aquele que pagava mais, mas que não te ensinou muito, certamente você sofrerá conseqüências no futuro".
Maria Ester Pires da Cruz - consultora do Ibmec Carreiras do Ibmec São Paulo



5. O INFLEXÍVEL

"Uma competência fundamental que o estagiário dever ter é flexibilidade para mudanças. Atualmente, as empresas são muito dinâmicas, logo, as prioridades de trabalho mudam rápido demais e o estagiário pode não acompanhar ou até mesmo não entender. É interessante que ele tenha essa competência, pois assim, evita-se que ele fique frustrado em algumas situações ou tenha a impressão de que nunca consegue terminar suas atividades ou projetos. Uma sugestão para o estagiário é conversar sempre com seu tutor/gestor e procurar entender o que acontece no momento e quais são as prioridades de trabalho."
Felícia Duarte - gerente de projetos da Cia de Talentos



6. O INDIVIDUALISTA

"Procure desenvolver suas atividades de bem com a vida e com seus colegas dentro da empresa. Isso significa que você deve ser pró-ativo, deve estar sintonizado com o mercado, precisa ser curioso e sempre trazer outras idéias para o grupo. Entenda que no ambiente de estágio (ou de trabalho) todas as funções são importantes, portanto, valorize as suas atividades e a de seus colegas. Procure agregar e, se possível, tenha envolvimento com projetos de outras áreas. Lembre-se: sozinho ninguém muda nada."
Rossano Lippi - diretor da Central de Estágios Gelre



7. O DEIXA PRA DEPOIS

"O estágio é o momento em que o estudante deve trabalhar em tempo real, quer dizer, não deixar para depois o que ele pode fazer hoje. Em geral, somos avaliados sobre aquilo que produzimos. Se produzirmos rápido (e com qualidade) isso pode ser um ponto a favor em relação aos demais estagiários na hora da empresa optar entre um e outro para fazer parte de um novo projeto ou até mesmo na hora de decidir quem será efetivado."
Suzy Fleury - Psicóloga e consultora empresarial



8. O ENVERGONHADO

"Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É muito importante exercitar a curiosidade mesmo que se trate de assuntos que não estejam diretamente ligados à sua área de atuação. Lembre-se que o estágio é uma oportunidade não só de demonstrar as suas competências, mas também de adquirir novos conhecimentos. Aliás, a curiosidade (ou a sede de aprender) é um diferencial que não deve ser perdido nunca, pois constitui uma das características fundamentais do profissional de sucesso. Só tenha o cuidado de escolher a hora certa para fazer suas perguntas, para não atrapalhar as atividades de quem vai responder."
Celso Dutra - gerente de Recursos Humanos do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)



9. O ESTAGIÁRIO DO ORKUT

"Administre bem o seu tempo. Chegar antes e sair depois de todos não é sinônimo de dedicação e competência. Cuidado com o tempo perdido com e-mails, MSN, com a navegação na Internet ou com o Orkut. O estagiário deve se perguntar ao final de cada dia: "Eu dei lucro ao meu empregador hoje? Se a resposta for afirmativa, você está no caminho certo."
Tom Coelho - especialista em carreira e conteúdo motivacional



10. O IRRESPONSÁVEL

"Ao conversar com gestores de grandes empresas muitos deles reclamam da postura profissional de estudantes de universidades clássicas e conceituadas. No dia-a-dia no estágio, ele se comporta como se não precisasse se esforçar, imagina que a boa fama de sua universidade de origem seja suficiente. O estagiário, porém, deve ter claro que esta é a fase em que ele abrirá portas para o mercado. É preciso estar atento, aproveitar oportunidades e decidir com maturidade o que é mais importante em cada momento. O estudante não pode ser inconseqüente a ponto de executar mal uma tarefa, priorizar compromissos secundários ou simplesmente culpar outros pelos seus erros. Quem tem esse tipo de comportamento não se sustenta por muito tempo."
Carmem Alonso - psicóloga e coordenadora de treinamento para clientes do NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágio)

Fonte Universia

Flu com cara de Libertadores

segunda-feira, 17 de março de 2008

Flu com cara de Libertadores
Treinador alerta para os perigos sul-americanos

O Fluminense seguiu para o Paraguai, onde na quarta-feira o time enfrenta o Libertad, pela terceira rodada da Copa Santander Libertadores. O técnico Renato Gaúcho tem experiência nesta competição, inclusive já tendo conquistado o título em 1983.

O treinador sabe que é difícil alcançar o topo, mas quer ver a equipe entrando em campo com espírito de Libertadores. "O Fluminense não é um time com a cara da Libertadores e ainda estou lutando para alcançar isso. Vamos encarar um adversário complicado. Vai ser um jogo-chave para as nossas pretensões", alertou o treinador.

O jogo Fluminense x Libertad começa às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.


Jogadores passam o tempo durante a escala em Curitiba (foto: A. Bittencourt)



Fabio Azevedo e Alexandre Bittencourt

Adobe Premiere Pro 2.0 - Guia Autorizado em Português



Este guia tem 18 lições, que abordam os princípios básicos do aprendizado do Adobe Premiere.
O guia fornece inúmeras dicas e técnicas para ajudar o leitor a tornar-se mais produtivo com o Adobe Premiere Pro 2.0. Pode se seguir o livro do início ao fim ou escolher apenas algumas lições específicas de interesse.

O Guia ensina ainda a filmar e capturar grandes vídeos, editar, adicionar transições e efeitos especiais, dispor vários videoclipes e imagens em camadas, mixar e suavizar áudio, criar títulos e créditos rolantes, utilizar o novo recurso de múltiplas câmeras e produzir DVDs.

Tamanho: 14,7MB
Formato: PDF

Fonte: CPI da Pirataria


VEJA TAMBÉM

Coloque seu computador para falar em portugûes

6 fatos bizarros sobre a internet em Cuba que muita gente desconhece

Postado por Márcio Barroso
Cuba é conhecida pela total desconformidade com as questões sociais, e isso não é nenhuma novidade. O que pouquíssimas pessoas aqui no Brasil desconhecem é a maneira como é tratada a inclusão digital na ilha de Fidel. Veja abaixo algumas questões, que se comparadas com a realidade do nosso país, chegam a ser bizarras:
1. Manter um blog, só se passando por turista estrangeiro.Yoani Sanchez, de 32 anos, se veste de turista, entra em um hotel de Havana, cumprimentando os funcionários em alemão e vai até o local onde existe conexão para a internet. Isso acontece porque cubanos como ela não estão autorizados a usar as conexões de Internet do estabelecimento, reservado apenas a estrangeiros.Na frente do computador Sanchez precisa escrever rapidamente. Não porque ela tem medo de ser apanhada em flagrante, mas porque o acesso à rede é proibitivamente caro. Uma hora de Internet custa cerca de 6 dólares, o equivalente a 15 dias de salário para um trabalhador cubano médio.Blogueiros independentes como Sanchez tem de criar seus sites em servidores fora de Cuba e têm mais leitores fora do país do que dentro dele. Isso não surpreende, já que apenas 200 mil cubanos, ou menos de dois por cento da população, têm acesso à Web, o menor índice na América Latina, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações.
2. Acredite! Nem o governo tem "livre acesso" à internet.Apenas funcionários do governo, professores, universitários e pesquisadores estão autorizados a manter contas próprias de Internet, fornecidas pelo governo.O restante dos cubanos só podem manter contas de email, às quais têm acesso nas agências dos correios, onde também podem visitar sites cubanos. O acesso ao restante da rede, no entanto, é proibido para eles.
3. O governo culpa os EUA pela exclusão digital.O governo culpa o embargo comercial norte-americano pela situação, porque ele impede que o país tenha acesso a cabos submarinos de fibras ópticas que correm a apenas 20 quilômetros de seu território, e em lugar deles depende de caras conexões via satélite para se conectar à rede de países como o Brasil, Chile e Canadá.Mas os críticos alegam que isso é apenas um pretexto para que as autoridades mantenham controle sobre a Internet.
4. Até em Cuba já existe pirataria!Funcionários do governo há muito limitam o acesso do público à Internet e a vídeos digitais, removendo as antenas parabólicas não autorizadas e controlando severamente o número de cibercafés que os cubanos podem utilizar. Resta apenas um cibercafé funcionando na velha Havana, ante três alguns anos atrás.Mas as tentativas do governo de controlar o acesso estão se provando cada vez mais ineficientes. Os jovens cubanos dizem que existe um próspero mercado negro que oferece a milhares de pessoas uma conexão clandestina para com o mundo exterior.Pessoas que contrabandearam antenas parabólicas para o país oferecem conexões ilegais de Internet, por uma tarifa mensal, ou baixam filmes e os vendem em CDs. Outros exploram as conexões de Internet de empresas estrangeiras e estatais. Funcionários que podem se conectar à Internet muitas vezes vendem suas senhas e números de identificação para que outras pessoas obtenham acesso de madrugada.
5. Como funciona um Cybercafé em Cuba.Escondido em uma pequena sala nas profundezas do edifício do Congresso, o café estatal cobra um terço do salário médio mensal de um trabalhador cubano, US$ 5 - por uma hora de uso de computador. Os dois outros cibercafés que existiam no centro de Havana foram transformados em "centros postais", que permitem que cubanos mandem mensagens de e-mail por uma rede fechada na ilha, desconectada da Internet. "É uma espécie de serviço telegráfico", disse um jovem, dando de ombros, enquanto esperava na fila para usar os computadores de um dos antigos cibercafés.
6. Só agora os jovens começam a usar a Internet para desafiar o governo.Uma crescente rede de jovens armados de cartões de memória de computador, câmeras digitais e conexões clandestinas com a Internet está desafiando o governo cubano nos últimos meses, difundindo notícias que a mídia oficial do Estado preferiria suprimir.No mês passado, os estudantes de uma prestigiosa universidade de computação gravaram um feio confronto que tiveram com Ricardo Alarcón, o presidente da Assembléia Nacional cubana. Alarcón parecia perplexo quando os estudantes o cercaram e começaram a questioná-lo sobre os motivos da proibição de que viajem ao exterior, se hospedem em hotéis, procurem salários melhores ou utilizem serviços de busca como o Google. O vídeo se espalhou velozmente por Havana, de pessoa em pessoa, e prejudicou seriamente a reputação de Alarcón em determinados círculos.Fonte: Reuters e The New York Times

PESQUISA NO BLOG

Google