Tricolor garante vaga na segunda fase da Libertadores pela primeira vez
O Fluminense venceu o Libertad por 2 a 0 na noite desta quarta-feira e garantiu a vaga na segunda fase da Libertadores, feito inédito na história do clube (assista ao vídeo ao lado com os lances da partida). Os gols tricolores foram marcados por Cícero, aos 29 minutos do primeiro tempo, e Thiago Silva, aos cinco da segunda etapa, ambos de cabeça. Na próxima quarta, dia 9, o Flu enfrenta o Arsenal, na Argentina, e no dia 17 encerra a primeira fase contra a LDU, no Maracanã. O objetivo tricolor, mesmo com a classificação garantida, é somar o maior número de pontos nestes dois jogos para poder jogar as segundas partidas da fase mata-mata sempre no Maracanã.
Primeiro tempo
Se a torcida esperava por um show tricolor, como aconteceu contra o Arsenal, viu algo completamente diferente no primeiro tempo. Com o Libertad marcando forte, no campo de ataque, a equipe comandada por Renato Gaúcho, apesar de ter a posse de bola, não conseguia levar perigo ao gol de Horacio González. Tanto que a única chance na primeira metade da etapa inicial veio num chute de Thiago Silva, aos quatro minutos, da intermediária, que passou por toda a defesa paraguaia e por pouco não morreu no canto esquerdo do goleiro.
Com Thiago Neves e Conca pouco inspirados, o Fluminense tinha no lateral Junior Cesar a melhor opção de ataque, o que facilitava as coisas para a defesa do Libertad. Mas, aos 24, Conca cobrou falta sofrida por Junior Cesar e Washington quase marcou de cabeça. Cinco minutos depois, o Tricolor chegou ao gol numa jogada parecida, só que pelo lado direito. Em outra falta pelo lado da área, Conca mandou na cabeça de Cícero, que escorou de cabeça e viu a bola resvalar em Sarabia antes de entrar no canto de González.
O gol fez o Libertad avançar um pouco mais, mas a defesa tricolor, bem postada, impedia que os paraguaios ameaçassem Fernando Henrique. O jogo continuava amarrado no meio e somente aos 39 minutos o Fluminense voltou a ameaçar o Libertad, numa bela jogada de Conca que Washington completou com perigo. No último minuto da primeira etapa, Junior Cesar, até então o melhor em campo, fez mais uma grande jogada pela esquerda e chutou cruzado, mas Cícero não chegou a tempo de marcar o segundo gol tricolor.
Se a primeira etapa não empolgou o torcedor, a segunda começou eletrizante, logo com um gol do maior ídolo da torcida, Thiago Silva, que aos cinco minutos escorou cruzamento de Thiago Neves e correu para a galera beijando o escudo na camisa e fazendo corações para a arquibancada. Eufóricos, os mais de 36 mil torcedores que foram ao Maracanã passaram a cantar sem parar seus novos hits, como "Fluminense eterno amor" e "Fluminense olê, olê, olê", uma versão de "Yellow submarine", dos Beatles.
Com a vaga assegurada, o Fluminense passou a tocar a bola com tranqüilidade e quase marcou mais duas vezes, a primeira com Cícero, aos 13, que cabeceou na trave a bola cruzada por Arouca. A segunda, com Thiago Neves, aos 26, que chutou com força no canto esquerdo de González. A bola explodiu na trave e preferiu voltar para os braços do goleiro em vez dos pés de Washington.
O técnico Renato Gaúcho aproveitou os últimos 20 minutos para dar mais uma chance ao jovem Tartá e também a Rafael, já que Gabriel mais uma vez teve atuação burocrática. No finzinho, o treinador ainda colocou Roger, responsável direto pela volta do Tricolor à Libertadores, para participar de mais uma noite histórica do Fluminense.
FLUMINENSE 2 x 0 LIBERTAD | ||
Fernando Henrique Gabriel (Rafael) Thiago Silva Luiz Alberto Junior Cesar Ygor Arouca Conca Thiago Neves (Tartá) Cícero (Roger) Washington T: Renato Gaúcho | González Balbuena Sarabia Benítez Vera Martinez Cáceres Aquino Marin (Pittoni) Cuevas (López) Gamarra (Pouso) T: Rubens Israel | Gols: Cícero, aos 29 minutos do primeiro tempo; Thiago Silva, aos 5 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Martínez, González, Marin, Junior Cesar Árbitro: Ruben Selman (Chile) Auxiliares: Osvaldo Talamilla (Chile) e Sergio Roman (Chile) Data: 02/04/2008 Estádio: Maracanã Público: 33.551 pagantes (36.320 presentes) Renda: R$ 710.004,00 |