Pages

Notícias do Fluminense

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Quando a musculação e os anabolizantes te levam longe demais





Esteróides anabolizantes sintéticos são medicamentos potentes, destinados a imitar a função da testosterona, permitindo um crescimento muscular ainda melhor do que a própria testosterona pode oferecer.

Segundo uma matéria do site americano Life Lane, longe de ser seguro, principalmente pelos efeitos colaterais nocivos, os esteróides vem se consolidando como a forma mais rápida de se conseguir massa muscular. Mas, embora traga satisfação visual, os efeitos devastadores dos esteróides falam mais alto, por isso é comum encontrarmos praticantes de musculação com acne no rosto, tórax e dorso, com humor modificado e aumento da agressividade e irritabilidade.

Existem várias causas para este fenômeno. Uma delas está no fato dos garotos quererem ficar tão musculosos quanto os veteranos do local. Já as garotas almejam ter a silhueta esbelta das mulheres. Quando viram obsessão, esses desejos prejudicam a saúde, causam transtornos psíquicos e até levam ao caminho das drogas. Ao freqüentarem esses ambientes de culto ao físico, os adolescentes têm de tomar cuidado para não entrar numa espiral de neuroses.




Os garotos que praticam musculação são suscetíveis a um transtorno psíquico conhecido como vigorexia. Apesar de musculoso, o rapaz se olha no espelho e acha que está flácido. Isso leva ao ganho exagerado de massa muscular e à tentação dos anabolizantes. O contrário disso – a obsessão de perder peso – não é um perigo menor.

Veja algumas conseqüências do uso dos esteróides:

- Altas dosagens de esteróides podem desenvolver câncer.

- Em homens e mulheres de qualquer idade: aparecimento de tumores (câncer) no fígado, perturbação da coagulação do sangue, alteração no colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, acne, oleosidade do cabelo e aumento de agressividade que pode manifestar-se em brigas.

- Mulheres e adolescentes: aparecimento de sinais masculinos como engrossamento da voz, crescimento excessivo de pelos no corpo, perda de cabelo, diminuição dos seios, pelos faciais (barba).

- Homens e adolescentes: redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor em urinar, calvície e crescimento irreversível das mamas (ginecomastia).

- Em pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos: finaliza, prematuramente, o crescimento deixando-os com estatura baixa para o resto de suas vidas.

- Usuários que injetam esteróides anabolizantes com técnicas inadequadas e não estéreis (livre de contaminação), ou dividem agulhas contaminadas com outros usuários, correm o risco de contrair infecções como HIV, hepatite B e C. Há ainda, o problema com preparações ilegais dessas drogas, as quais são elaboradas em condições não estéreis colocando em risco os que as utilizam.




Além dos riscos físicos, segundo a Cebrid, quem for pego portando anabolizantes pode ser preso por tráfico de drogas, já que não existe receita médica e a venda está sendo feita sem a mesma e em local que não a farmácia.


Zito assume com ‘choque de ordem’ nas ruas



Prefeito de Caxias inicia hoje vistoria para avaliar coleta de lixo, camelôs e cartazes nos bairros

Rio - O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito (PSDB), tomou posse ontem na Câmara de Vereadores e anunciou um choque de ordem urbana. Hoje, às 7h, ele reúne os seus principais secretários, entre os quais o de Segurança Pública, o ex-chefe de Polícia Civil, Zaqueu Teixeira (PT), e percorre a cidade para verificar onde há irregularidades.

Os principais problemas a serem atacados pelo prefeito, que iniciou ontem seu terceiro mandato no cargo, são a situação irregular de camelôs e a instalação de placas de publicidade em locais inadequados. Zito também vai verificar como está a coleta de lixo e os estacionamentos do tipo vaga-certa nas principais ruas da cidade. “A prioridade na cidade hoje é tudo. Vivemos um caos urbano e a desordem toma conta. Não podemos aceitar essa situação”, decretou Zito.

No discurso de posse para o plenário lotado da Câmara de Vereadores, Zito voltou a enfatizar que pretende regionalizar o Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, inaugurado no ano passado pelo ex-prefeito Washington Reis. “Como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), pretendo lutar pela regionalização da unidade. Teremos uma reunião com o secretário estadual de Saúde e marcaremos uma coletiva para a próxima segunda-feira, às 11h”, disse o tucano.

O prefeito antecessor, Washington Reis, esteve na Câmara Municipal, mas limitou-se a cumprimentar o irmão, o vereador reeleito Júnior Reis (PMDB) e não acompanhou a posse de Zito e do novo secretariado.

O vereador Júnior Reis também deixou a Casa Legislativa antes do encerramento do cerimonial de posse. Ele não escapou das vaias do público durante a assinatura do documento que lhe garantiu novo mandato como vereador.

DISCURSO PARA MIL PESSOAS DEPOIS DA POSSE

Do lado de fora da Câmara, aproximadamente mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, aguardavam o primeiro ato público de Zito em seu terceiro mandato. No palanque armado na Praça do Pacificador, o tucano voltou a ser aplaudido e novamente pediu forças a Deus e empenho de seus companheiros para sua nova gestão. Zito garantiu que não haverá revanchismo em seu governo, mas disse que cobrará, em respeito à população que o elegeu, a responsabilidade por qualquer prejuízo que a cidade tenha sofrido na gestão anterior.

Parodiando o slogan de campanha de seu adversário, Zito encerrou o discurso dizendo: “Quando o povo quer e Deus permite, não tem jeito. É Zito de novo, prefeito”, provocou.

PESQUISA NO BLOG

Google