Ipatinga vira para cima do Flu
Os dois times seguem nas últimas colocações do Brasileiro
O Ipatinga conseguiu uma importante vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Fluminense na noite deste domingo, no Ipatingão, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os três pontos conquistados, o time mineiro se juntou ao Tricolor, com 16, mas segue na última colocação devido ao pior saldo de gols. Na próxima rodada, o Ipatinga vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR, e o Fluminense recebe o Atlético-MG no Maracanã, numa partida que pode ser decisiva para a permanência de Renato Gaúcho. Caso o Tricolor não vença o Galo, o treinador pode ser demitido pela diretoria.
Ouça aqui os gols do jogo
Primeiro tempo
Os primeiros minutos de partida foram de dar sono, com as duas equipes tocando a bola no meio, sem um mínimo de ofensividade. Percebendo a fragilidade do adversário, a partir dos 13 minutos o Fluminense passou a pressionar, mais na base da força do que na organização.
A primeira chance surgiu numa falta cobrada por Conca, pelo lado direito do campo, que Somália concluiu de calcanhar. A bola passou rente à trave esquerda de Fred. Aos 16, o argentino fez belo lançamento para Washington, dentro da área. O Coração Valente dominou no peito, mas a bola correu muito ao quicar no gramado, facilitando o trabalho do goleiro mineiro. No minuto seguinte, Junior Cesar cruzou pela esquerda, Somália ajeitou de cabeça, mas Washington, desatento, perdeu boa chance.
Aos 37 minutos, o péssimo gramado do Ipatingão quase traiu o goleiro Fred. Uma bola despretensiosamente recuada pelo zagueiro Henrique quicou na marca do pênalti e encobriu Fred, que nada mais teve a fazer a não ser torcer para que ela não entrasse. Foi o que aconteceu. A bola saiu rente à trave direita. Por centímetros o Flu não fez o gol.
A jogada mais bonita do ataque tricolor saiu aos 40 minutos. Romeu fez belo passe para Carlinhos, que cruzou na medida para Washington. O atacante tricolor cabeceou com força, no canto, mas Fred fez excelente defesa. Dois minutos depois, o goleiro foi traído pelo zaga. Somália inadiu a área pela direita e soltou a bomba. Fred defendeu no canto esquerdo mas, no rebote, Tartá dominou, se livrou da marcação e mandou para o gol. A bola, porém, desviou na defesa e foi morrer no fundo da rede de Fred.
Aos 44, o Fluminense quase marcou o segundo. Washington puxou contra-ataque pela direita e cruzou rasteiro para Somália, mas o atacante, mesmo livre, chutou em cima de Fred, perdendo excelente chance de ampliar.
Segundo tempo
O Ipatinga voltou para a segunda etapa com Luiz Fernando no lugar de Rodriguinho e Márcio Gabriel na vaga de Léo Silva, mas as mudanças não surtiram efeito imediato, tanto que a primeira chance foi do Fluminense. Romeu fez mais um bom lançamento, dessa vez para Tartá, que chutou com perigo, mas Fred defendeu bem.
Aos cinco minutos, o volante Fabinho fez falta duríssima em Adeílson e foi corretamente expulso pelo árbitro Evandro Roman. O técnico Renato Gaúcho, então, foi obrigado a tirar Somália e colocar Maurício para recompor o setor defensivo. Mesmo assim, foi o Flu que quase marcou, aos 14, outra vez com Tartá, que chutou de pé direito à esquerda de Fred. A bola saiu tirando tinta da trave.
O técnico Ricardo Drubscky, no minuto seguinte, pôs Marinho no lugar de Paulinho Dias e, aí sim, o Ipatinga começou a assustar Fernando Henrique, em chutes de Adeilson e Luiz Fernando que passaram muito perto do gol tricolor.
Aos 29, Márcio Gabriel deu lindo drible em Conca, na entrada da área do Fluminense, e bateu cruzado, mas Washington interveio e mandou para a linha de fundo, evitando o que seria o gol de empate. Para tentar neutralizar a pressão do time mineiro, aos 32 minutos o técnico Renato Gaúcho tirou Tartá, cansado, e promoveu a estréia do atacante Everton, recém-contratado ao Paris Saint-Germain
A mudança, porém, teve efeito contrário e em menos de dez minutos o Ipatinga virou o jogo. Aos 36, Adeilson recebeu dentro da área, se livrou de Junior Cesar e chutou cruzado, sem chance para Fernando Henrique. Dois minutos depois, Kempes escorou escanteio cobrado pela direita e mandou para o fundo da rede. O goleiro tricolor, desta vez, falhou ao sair do gol sem cortar o cruzamento.
Renato ainda tentou o empate ao colocar Alan no lugar de Romeu, mas o Tricolor só assustou num chute de Conca, que explodiu na trave direita de Fred. Fim de jogo e festa dos donos da casa.
0 comentários:
Postar um comentário