Pages

Notícias do Fluminense

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Secretaria de Comunicação e Eventos

Um convênio assinado entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Instituto Qualidade de Vida (Iquavi), mantido pela Petrobras, garantiu verba de R$ 800 mil para o projeto Guarda Florestal Mirim, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente no Parque da Taquara, no Terceiro Distrito. O dinheiro será investido em infra-estrutura tecnológica do parque para tornar mais dinâmico o projeto. O documento foi assinado pelo prefeito Washington Reis, o gerente geral da Reduc, Daniel Machado, e o presidente do Iquavi, Sidicley Bernardes, em cerimônia que contou com apresentação do coral da primeira turma de guardas florestais mirins. Estiveram presentes também o secretário de Meio Ambiente, Aluízio Firmiano da Silva, o vereador Nivan Almeida e secretários municipais.

 Prefeito Washington Reis passa em revista um grupo de Guardas Florestais Mirins durante o evento
Prefeito Washington Reis passa em revista um grupo de Guardas Florestais Mirins durante o evento

Segundo a diretora do Parque da Taquara, Vera Lúcia Rocha, o investimento dará maior suporte aos projetos da parceria com a Petrobras, possibilitando a aquisição de equipamentos como computadores, data-show, um veículo utilitário para uso no transporte dos alunos para palestras e eventos em escolas e instituições ambientais, não só em Caxias, mas nas cidades que manifestarem interesse em conhecer o projeto Guarda Florestal Mirim. “É muito importante, não só para a preservação do meio ambiente, mas também para preparar o futuro para nossas crianças”, observou.

Para o prefeito Washington Reis, o convênio é uma iniciativa importante e o reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido por seu governo em favor da conservação ambiental. “Nossa cidade nunca teve tanta integração como a que estamos realizando e esta não é apenas mais uma das muitas parcerias que temos com a Petrobras”, destacou e acrescentou que se sente orgulhoso do bom relacionamento com a empresa. “Cuidar do meio ambiente é tratar bem a natureza e também a população, por isso estamos promovendo obras de qualidade por toda a cidade, garantindo conforto e comodidade a todas as pessoas, sem distinção de classe”, concluiu.

O gerente da Reduc, Daniel Teixeira, cumprimentou Vera Lúcia pelo trabalho à frente do projeto e disse que o planeta mostra que não suporta mais os atos irresponsáveis do homem. “É hora de pensar em parar de agredir a natureza, como lembrou o ex-presidente americano Al Gore em seu documentário sobre o meio ambiente”, destacou. Ele admitiu que a Petrobras despeja grande quantidade de C02 na atmosfera, mas que faz pesquisas para reduzir a emissão de gases. “Precisamos envolver governos, empresas e escolas na busca de uma solução para acabar com os danos ao planeta e em Caxias este trabalho começa aqui, no Parque da Taquara”, concluiu.

 Prefeito Washington Reis, o gerente-geral da Reduc, Danilo Teixeira, e o presidnte do Iquavi, Sidicley Bernardes, assinam o convênio.
Prefeito Washington Reis, o gerente-geral da Reduc, Danilo Teixeira, e o presidnte do Iquavi, Sidicley Bernardes, assinam o convênio.

O Projeto Guarda Florestal Mirim envolve 240 alunos da rede municipal, com idade entre 07 e 14 anos, em duas turmas, com aulas às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. As aulas acontecem na área do Parque da Taquara, onde as crianças aprendem, entre outras coisas, como evitar a poluição de matas e cachoeiras, identificação de plantas medicinais e venenosas, técnicas de rapel, primeiros socorros e como proceder em caso de acidentes com cobras, além da convivência em harmonia com a natureza. A primeira turma acabou de se formar e o segundo grupo de alunos deve chegar ao parque em agosto, quando as aulas reiniciam.

0 comentários:

PESQUISA NO BLOG

Google