Pages

Notícias do Fluminense

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sergio Cabral inaugura em Caxias o segundo Centro de Vocação Tecnológica
12/09/2008

Secretaria de Comunicação e Eventos

O Governador Sergio Cabral e os secretários de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, e do município, Adelgício Emílio de Almeida, inauguraram hoje (12/09), no Parque Muisa, Segundo Distrito de Duque de Caxias, o segundo Centro de Vocação Tecnológica, voltado para área da construção civil. O CVT vai qualificar 310 moradores do município como Armador, Apontador de obras, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro de formas, Eletricista predial, Ladrilheiro, Pedreiro e Operador de retroescavadeira. As aulas começam na próxima terça-feira e curso tem duração de três meses.

O CVT funciona em parceria com os governos federal, estadual e municipal. A cidade oferece a estrutura, o estado entra com os professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e material didático, e o governo federal com os equipamentos necessários para o curso. O CVT do Parque Muisa funciona na Avenida Presidente Kennedy. 10.036, prédio do antigo Externato Cruzeiro do Sul, que estava fechado, e foi alugado e reformado pela Prefeitura.

A inauguração contou com a presença de várias autoridades, de alunos e moradores da região, que agradeceram a implantação do CVT no Segundo Distrito. O presidente da Faetec, Nelson Masssini disse que os centros fazem parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do governo federal, que no Estado do Rio conta com total apoio do governador Sergio Cabral. "É um investimento seguro no desenvolvimento das regiões, que beneficiam jovens e adultos que precisam de emprego e não têm profissão", frisou Massini.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, lembrou que 1.300 moradores do Segundo Distrito se inscreveram na disputa pelas vagas oferecidas no primeiro curso. Destacou a profissionalização, até o final do ano de cerca de 100 mil pessoas que estão sendo qualificadas com ensino técnico de qualidade. Agradeceu as parcerias dos governos federal e municipal e disse que o CVT do parque Muisa é a melhor escola técnica da construção civil no Brasil. "Estamos inaugurando uma unidade de combate à violência. Os alunos sairão da escola encaminhados", ressaltou Alexandre Cardoso.
O vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernanda Pezão, disse que muitas empresas estão sentindo dificuldades na contratação de profissionais qualificados, principalmente na área da construção civil para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Arco Metropolitano, entre outros importantes projetos que vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

Depois de visitar todas as dependências do CVT, o governador Sergio Cabral agradeceu o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, preocupada em dar melhores condições de vida a toda população e na qualificação de seus jovens. Em seguida disse que através de parceria com o Ministério do Trabalho e Renda os alunos dos CVT passarão a receber ajuda para o transporte para as aulas. "Sabemos que alguns alunos, por falta de recursos, perdem aulas importantes ou simplesmente abandonam o curso. Isso agora vai acabar", disse Sergio Cabral.

A solenidade contou com a presença de moradores que garantiram vaga nos cursos. Edson Matozinho de Melo, de 18 anos, morador do bairro Amapá, era um deles. Inscrito no curso de Apontador de obras, ele disse que não tinha profissão e que depois de formado fará o curso de eletricista. "Todo bom profissional tem que conhecer um pouco de tudo", disse Matozinho.

Outro aluno satisfeito com a vaga conquistada, Inácio Soares Junior, morador do Parque Muisa se inscreveu no curso de bombeiro hidráulico. "Pretendo me atualizar e conquistar alguma coisa melhor na vida", frisou, acrescentando que a esposa Mirian também conseguiu uma vaga no mesmo curso. "O diploma nos trará benefícios e, com certeza, aumento na nossa renda familiar", destacou o aluno.

Os cursos na área da construção civil contagiou outros moradores da região. Duas das 140 mulheres que se inscreveram estavam lá aplaudindo Luzinete Conceição Gomes, de 43 anos, e a filha Liliane, de 24, ficaram todo tempo paradas na entrada da área do curso de pedreiro. "Tenho quatro filhos e quatro netos e com o curso vou aprender uma profissão digna e ajudar na criação dos pequeninos. Já trabalhei como balconista e vendedora, sempre lutando para criá-los. "A partir de agora tudo será diferente", comemorou a moradora do Morro do Paraíso.


 Sergio Cabral cumprimenta um dos professores na sala do curso de pedreiro.
Sergio Cabral cumprimenta um dos professores na sala do curso de pedreiro.

 Erick Matozinho (E) quer ser apontador de obras e Inácio Soares se atualizar como bombeiro hidráulico.
Erick Matozinho (E) quer ser apontador de obras e Inácio Soares se atualizar como bombeiro hidráulico.

 Luzinete(D) e a filha Liliane duas futuras profissionais da construção civil.
Luzinete(D) e a filha Liliane duas futuras profissionais da construção civil.

 O CVT ocupa o prédio do antigo Externeto Cruzeiro do Sul.
O CVT ocupa o prédio do antigo Externeto Cruzeiro do Sul.


Texto: Paulo Gomes / Fotos: Valter Ribeiro

0 comentários:

PESQUISA NO BLOG

Google